Saúde e Segurança|GRI G4-DMA|

Saúde e Segurança são valores indiscutíveis para a Odebrecht Agroindustrial, que investe mais de 240 horas por ano em capacitação. A safra 2014/2015 terminou com uma taxa de frequência de 2,4 acidentes por milhão de horas/homens trabalhadas. O resultado ainda está bem aquém da meta, que é atingir valores inferiores a 1,0, entretanto, posiciona a Empresa como uma das mais seguras do setor. O número é composto pelas áreas industrial, agrícola e de manutenção automotiva.

Dentre as atitudes para melhorar cada vez mais os índices de acidentes estão: aprimorar a percepção de risco das equipes e o esforço em obter uma Liderança cada vez mais atuante, educadora e disciplinadora, tanto com os Integrantes próprios como com os parceiros. Criado na safra anterior, o Sistema de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Empresa, estruturado com 16 elementos, considera os pontos de atenção e é fundamental para o desenvolvimento de ações de melhoria. Dos 16 elementos, três foram vistos como prioritários durante a safra 2014/2015 e focam melhores resultados. São eles:

  • Comprometimento com uma Liderança mais atuante;
  • Desenvolvimento comportamental, para atuar na observação de desvios de conduta e uma atuação, principalmente, por meio de uma liderança educadora;
  • Gestão de parceiros.

No término da safra 2014/2015, o Sistema de Gestão já havia obtido níveis de implantação em torno de 35%. Essa evolução deve ser progressiva, sendo a meta para 2015/2016, pelo menos 50%.

Case

+ Atitude SSMA

A campanha +Atitude SSMA foi desenvolvida durante a safra 2014/2015, em continuidade à Atitude SSMA, instituída desde 2012 na Empresa. O objetivo foi aumentar o engajamento dos Integrantes para melhorar os índices de segurança e prevenir acidentes. O tema da campanha foi “Mais atitude, menos espaço para acidentes. Quanto mais você sabe, mais segurança você tem”.

Foram trabalhados conteúdos específicos sobre a realidade de cada área. Uma vez por semana, os Integrantes receberam um Multiplicador – pessoa responsável por compartilhar o conhecimento dos temas – sendo que, após um mês, quatro assuntos foram trabalhados em cada área.

A campanha, cujo investimento foi cerca de R$ 42 mil, atingiu todos os mais de 13 mil Integrantes da Odebrecht Agroindustrial, das nove Unidades da Empresa e nos dois escritórios corporativos, em São Paulo (SP) e Campinas (SP), além dos parceiros que trabalham nas operações. Foram realizadas 18.560 horas de treinamento, com um total de 26.988 participantes e a presença de 556 multiplicadores.