Clientes|GRI G4-DMA|

A Odebrecht Agroindustrial entende que a perpetuidade do seu negócio depende de seus Clientes. Assim, procura sempre desenvolver ações que atendam às necessidades e satisfaçam integralmente aos anseios desse público. 

 

Os produtos desenvolvidos pela Empresa são comercializados com os principais Clientes do mercado de combustíveis (etanol) e grandes tradings com atuação internacional (açúcar). O relacionamento com o Cliente é um dos pilares da cultura das empresas da Organização Odebrecht, e por este motivo mantém estrutura própria de comercialização, além de uma ampla agenda que contempla visitas periódicas e acompanhamento semanal de cada contrato.

A área Comercial tem como sua principal meta aumentar a rentabilidade do Negócio, por meio da conquista de novos Clientes e aumento de market share, principalmente na região Centro-Sul do País. A estratégia de crescimento está amparada no fortalecimento do relacionamento com distribuidoras regionais e no aumento da participação em estados onde já há produção e incentivos tributários. Por meio de um trabalho estruturado da área de inteligência de mercado, com projeções acertadas da curva de preços ao longo da safra, a Odebrecht Agroindustrial conseguiu capturar os melhores preços de vendas, antecipando-se aos movimentos de preço de safra e entressafra. 

Para fortalecer a relação com seus Clientes e melhorar o desempenho das vendas, o conceito da Pequena Empresa Comercial (PEC) foi criado para potencializar a performance da estrutura comercial. Ele otimiza o planejamento de produção/estoques de forma a assegurar o fluxo de entrega aos Clientes. Adicionalmente, este modelo descentralizado possibilita aferir, com mais precisão, os resultados de cada Unidade de negócio e, caso seja necessário, adotar medidas de melhoria e criar procedimentos específicos de acordo com cada demanda.

A fim de garantir a segurança de seus produtos, a Empresa dispõe de um Plano de Atendimento de Emergência (PAE), com procedimentos e medidas a serem adotados em caso de acidente no transporte de açúcar ou etanol. Além disso, não comercializa produtos proibidos em certos mercados ou que sejam objeto de questionamento ou debate público. As especificações de fabricação do etanol estão disponíveis no site www.odebrechtagroindustrial.com, de forma a atender à legislação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). |GRI G4-PR6|

A empresa estimula e participa de campanhas de marketing do setor que valorizam os benefícios do etanol, porém não desenvolve ações específicas nesse sentido por não comercializar diretamente aos usuários finais do produto.

A venda de etanol para as distribuidoras é realizada com base nos valores divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, que semanalmente publica os preços do produto, servindo de parâmetro para os contratos que serão fechados na semana seguinte.