Ferramentas de apoio à gestão|GRI G4-DMA|

Programa de Ação (PA)

O PA é a principal ferramenta de apoio à gestão estratégica da Empresa. Fundamental na construção conjunta de objetivos, metas e prioridades estabelecidas, o documento é utilizado pelas áreas para orientar e direcionar suas atividades ao longo do ano e do triênio. Algumas das metas estabelecidas, principalmente as que são relacionadas à Sustentabilidade, têm seus resultados atrelados à remuneração variável paga pela Empresa e são essenciais para a perenidade do negócio. Pactuado entre Líderes e Liderados, o cumprimento do PA é a garantia de que as necessidades e as expectativas dos Clientes sejam alcançadas de forma a garantir a sua satisfação. |GRI G4-44|

Gestão Online (GOL)

A ferramenta, que entrou em operação na safra 2014/2015, visa auxiliar na gestão de desempenho dos processos. Uma plataforma em web possibilita a realização de uma série de funções, tais como: Link do Indicador e Planos corretivos e preventivos; Relatório de acompanhamento de resultados e tratativas; Relatórios de status dos Planos de Ação; Gatilho de alarmes on time (envio por e-mail para solução de pendências – ações, tratativas, etc.); Avaliação da eficácia dos planos; Visibilidade e consequente melhoria da qualidade das análises; e Compartilhamento de Informações.

Programa Excelência Odebrecht Agroindustrial

Modelo de gestão para o acompanhamento das metas priorizadas nos Programas de Ação (PAs). O objetivo é fazer com que a Empresa cresça de forma sustentável e com eficiência, criando uma rotina de acompanhamento sistemático dos resultados, para que todos exerçam suas atividades de forma mais rápida, fácil e eficaz. Com a padronização dos procedimentos e a adoção de indicadores e metas, todos os Integrantes conseguem enxergar a cadeia de valor, desde o plantio da cana até a venda do produto final. O objetivo é fazer com que o Líder Empresarial e o operador falem a mesma língua e se responsabilizem pelo cumprimento de suas metas individuais. O programa simboliza a atitude que cada um deve ter como dono do negócio e, por meio da delegação planejada, fazer o que é certo em busca da melhoria contínua.

Enterprise Resource Planning (ERP)

Plataforma de software desenvolvida para integrar as diversas áreas, possibilitando a automação e o armazenamento de todas as informações dos negócios. Trata-se de um sistema de apoio ao empresariamento que permite padronizar e otimizar as áreas operacionais, desde os processos de aquisição de suprimentos e produção agroindustrial até a entrega do etanol aos Clientes, incluindo a maioria dos setores de apoio. Foram investidos neste projeto cerca de R$ 60 milhões. Ele tem capacidade para operar com uma média de 700 usuários simultâneos.

Centro de Operações Agrícolas (COA)

Presente nas nove Unidades, o COA consiste em ter uma área dedicada a acompanhar, monitorar e apoiar o campo 24 horas por dia. O objetivo é melhorar os tempos das operações, tendo como foco principal o ganho de produção e a otimização de recursos. O monitoramento focado na produtividade auxilia na tomada de decisões e ações para a escolha de melhores alternativas para produção. O projeto também possibilita monitorar a frota, desde o preparo do solo até o transporte da cana para a indústria, além dos demais veículos de apoio, como o caminhão-pipa. O resultado da implantação do COA em todas as Unidades da Odebrecht Agroindustrial é um ganho anual em torno de R$ 30 milhões.