Comunicação

A Odebrecht Agroindustrial preza pela veracidade das informações divulgadas e o cumprimento às leis e normas aplicáveis aos meios de publicidade. E, em um ano repleto de adversidades, o desafio foi buscar uma aproximação maior com a imprensa para ganhar credibilidade e demonstrar que, mesmo em um cenário desfavorável, há bons exemplos de produtividade, tecnologia, sustentabilidade e gestão de pessoas.

Entre os destaques da safra 2014/2015, está a elaboração das suas Diretrizes de Comunicação Empresarial, alinhadas à Política de Comunicação da Organização Odebrecht. Tais orientações serviram de ponto de partida para o Plano de Comunicação da Odebrecht Agroindustrial, que prevê uma série de ações de engajamento, e que foi entregue e aprovado pela diretoria-executiva e pelo Conselho de Administração no início da safra 2015/2016.

Fruto dessas ações, mais uma vez, o relacionamento com a imprensa seguiu de forma positiva e o índice de Qualidade de Exposição na Mídia (IQEM) cumpriu a meta pactuada em PA de ser superior a 8,0, atingindo 9,2. O valor está bem acima do registrado na safra 2013/2014, que foi de 8,2.

No período, a Empresa somou 128 matérias na grande imprensa, auditada pelo IQEM, nove delas relacionadas ao aumento de capital de R$ 1,5 bilhão. Do total de 561 reportagens computadas pela Odebrecht Agroindustrial em todas as mídias (grande imprensa, mídia regional e mídia especializada), 60 foram relacionadas ao programa Energia Social para Sustentabilidade Local.

Índice de Qualidade de Exposição na Mídia (IQEM)

Canais de Comunicação

A Empresa mantém ativos canais como o seu site institucional, Facebook, Twitter e YouTube, que fazem parte de suas ações para estreitar laços com seus Integrantes e demais públicos de interesse. Eles são monitorados e alimentados periodicamente com informações pertinentes à sua atuação e ao desempenho dos negócios.

Na safra 2014/2015, um dos destaques para o público interno foi a campanha “Eu Faço a Diferença”. Com cinco histórias semanais, sendo uma por dia, os Integrantes foram motivados a narrar situações que inspirem e sirvam de exemplo para fortalecer o conceito de produtividade. As narrativas foram divulgadas nos seguintes canais de comunicação interna: Comunicados Internos, Intranet e Varal de Comunicação, além de Facebook.

Criado na sede administrativa da Empresa em São Paulo, o Varal de Comunicação é atualizado semanalmente com, pelo menos, seis conteúdos inéditos. Outra ferramenta que teve o uso intensificado na safra foi o aplicativo WhatsApp. O aplicativo de celular serve como um canal de comunicação com os Líderes.

Outras ações trabalhadas na safra e que alcançaram bons resultados foram:

 
  • Minuto Odebrecht: Idealização e estruturação do Minuto Odebrecht, em parceria com o Polo Santa Luzia, para lançamento de projeto-piloto em rádio comunitária na cidade de Nova Alvorada do Sul (MS). Programas com duração de um minuto que foram ao ar duas vezes por semana;
  • Campanha + Atitude SSMA: Execução de campanha de SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) reforçando para os Integrantes a importância na prevenção de acidentes;
  • Rádio Minha Agro: Programação quinzenal com dez horas de veiculação.  Gravada em pendrive, é apresentada diariamente na intranet, nos refeitórios e ônibus durante o trajeto dos Integrantes até a área agrícola e industrial.
  • Café com a Liderança: Consiste em reuniões quinzenais entre o Líder do Polo Agroindustrial e Integrantes de diversas áreas para a troca de experiências, sugestões e críticas. Com duração de duas horas e meia, os encontros têm o objetivo de melhorar a dinâmica e o ambiente de trabalho.